Atualidade

21 Set. 2022

A Comissão Europeia atualizou hoje as recomendações sobre o rastreio do cancro, propondo um aumento do número de rastreios, cobrindo mais grupos-alvo e mais tipos de cancro, como os gástricos, concentrando-se na deteção da doença em fase inicial.

21 Set. 2022

A Dr.ª Manuela Ferreira, investigadora da Universidade de Coimbra (UC), do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC) e do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA-Portugal), conquista financiamento da Fundação ”la Caixa” para o desenvolvimento de um projeto de investigação que pretende ter impacto no domínio das infeções gastrointestinais.

 
 

 

 

14 Set. 2022

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) está a promover uma ação nacional de consciencialização para o diagnóstico e tratamento precoces da colangite biliar primária, uma doença crónica e silenciosa, que atinge maioritariamente as mulheres, entre os 40 e os 60 anos. A iniciativa surge no âmbito do Dia Internacional da Colangite Biliar Primária, que se assinalou no passado 11 de setembro, e vai decorrer durante todo o mês, nas redes sociais da associação, com o objetivo de alertar a população para esta doença, que se não for tratada precocemente, poderá evoluir para doença hepática terminal.

14 Set. 2022

Cientistas da Fundação Champalimaud identificaram um biomarcador "mais fiável para avaliar e melhorar a eficácia dos tratamentos" do cancro do pâncreas, um dos mais letais, divulgou a instituição.

14 Set. 2022

O Hospital São Miguel, em Oliveira de Azeméis, começa ainda este mês a ter consulta de Gastrenterologia, anunciou o Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), reconhecendo um aumento de 80 % na procura local por essa especialidade.

07 Set. 2022

A AbbVie anunciou que a Comissão Europeia (CE) aprovou upadacitinib (45 mg [dose de indução] e 15 mg e 30 mg [doses de manutenção]) para o tratamento de doentes adultos com colite ulcerosa ativa moderada a grave que tiveram uma resposta inadequada, deixaram de responder ou demonstraram ser intolerantes à terapêutica convencional ou a um agente biológico.

07 Set. 2022

O Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, conta com uma nova Unidade de Endoscopia Digestiva Avançada (UEDA), com um investimento de aproximadamente um milhão de euros.

24 Ago. 2022

Recentemente, foram publicados os resultados de um estudo iraniano da autoria do Prof. Doutor Hamid Reza Talari, que avaliou os efeitos da suplementação com vitamina B12 em doentes com fígado gordo não-alcoólico (FGNA). Os autores mostraram que a suplementação com vitamina B12, ao longo de 12 semanas, além de contribuir para uma redução dos níveis séricos de homocisteína em doentes com FGNA, está associada a melhorias no perfil metabólico destes indivíduos.

10 Ago. 2022

O regime especial de comparticipação para medicamentos destinados ao tratamento da doença de hepatite C foi alterado com o objetivo de tornar mais ágil e rápido o acesso dos doentes a estes tratamentos, de acordo com a portaria publicada.

10 Ago. 2022

Designado de ANtiOxCIN4, este é o antioxidante patenteado pela Universidade de Coimbra (UC) e pela Universidade do Porto (UP), que mostrou eficácia na prevenção do fígado gordo não alcoólico (FiGNA). O resultado desta investigação abre portas para estudos de prova de conceito do AntiOxCIN4 e contribui, igualmente, para a sua potencial utilização na terapia contra o fígado gordo não alcoólico, uma doença que afeta cerca de 1/4 da população mundial e que está frequentemente relacionada com obesidade e diabetes.

Newsletter

PUB

Agenda

Agenda News Farma

Apoios

JanssenNorgineTakedaViatris