Atualidade

13 Out. 2021

A campanha de sensibilização para o cancro colorretal da Médis, que ocorreu entre os dias 15 de março e 14 de abril, permitiu identificar 177 pessoas com sangue oculto nas fezes (PSOF), tendo sido indicadas para acompanhamento médico. Os resultados revelam que, entre os 4190 participantes, 95,8% testaram negativo nesse indicador de pesquisa.

13 Out. 2021

A Alfasigma Portugal é um dos parceiros do projeto “Saúde Digestiva”, uma iniciativa de responsabilidade corporativa da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), criada com o objetivo de colocar a Gastrenterologia ao serviço da saúde dos portugueses e promover um conhecimento mais aprofundado do aparelho digestivo.

06 Out. 2021

Depois da doença venosa crónica, a síndrome do intestino irritável é a patologia que vai ser abordada no âmbito da parceria entre a Alfasigma Portugal e a TONIC APP, a startup portuguesa que disponibiliza uma aplicação móvel criada por médicos e para médicos. Uma iniciativa que visa auxiliar os médicos na missão de melhor diagnosticar, tratar e referenciar os seus doentes, neste caso, com síndrome do intestino irritável (SII), uma das patologias funcionais mais prevalente na população portuguesa.

06 Out. 2021

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) pretende consciencializar a população para a importância de prevenir, detetar e tratar precocemente o cancro do fígado, uma doença cuja frequência é crescente, originando mais de 1300 novos casos por ano, em Portugal, o que corresponde a 2,4% de todos os cancros. Esta comunicação surge no âmbito do Mês da Consciencialização para o Cancro do Fígado, que se assinala em outubro.

29 Set. 2021

Uma equipa de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está a procurar novos biomarcadores para detetar e monitorizar o cancro do estômago de forma rápida e muito menos invasiva.

29 Set. 2021

O Prof. Doutor Guilherme Macedo, presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), avisou que é necessário encontrar os doentes com cancros digestivos que a pandemia impediu identificar.

29 Set. 2021

Um novo estudo revela que doentes que sofrem de doença inflamatória intestinal, e sobretudo aqueles com a doença de Crohn, têm carência de micronutrientes essenciais como o selénio e o zinco.

29 Set. 2021

Foi esta segunda-feira, dia 27 de setembro, inaugurado o Botton-Champalimaud Pancreatic Centre, a primeira unidade no mundo pensada e construída de raiz tendo como fim a investigação e tratamento do cancro do pâncreas. Este Centro resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e Mauricio e Charlotte Botton, que contribuíram com 50 milhões de euros para a sua construção.

22 Set. 2021

A Takeda, em colaboração com a Federação Europeia das Associações de Crohn e Colite Ulcerativa (EFCCA) e com a Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI), anunciou os resultados de uma das maiores análises de questionários a doentes, que teve como objetivo avaliar o real impacto das fístulas perianais na qualidade de vida de pessoas com Doença de Crohn (DC), em comparação com o impacto da DC sem fístulas perianais.

22 Set. 2021

Um estudo publicado recentemente na revista Plos apresentou uma ligação entre a proteína beta-amilóide produzida no fígado e o aparecimento e progressão da doença de Alzheimer. De acordo com os resultados, esta substância tóxica podem contribuir para o desenvolvimento desta doença neurológica.

 

Newsletter

PUB

Agenda

Agenda News Farma

Apoios

JanssenNorgineSandozTakedaViatris