Atualidade
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) pediu o avanço dos rastreios aos cancros do pulmão, próstata e estômago, tema discutido no 5.º Congresso Nacional de Prevenção Oncológica e Direitos dos Doentes.
A Gilead Sciences anunciou que a Comissão Europeia (CE) aprovou a utilização de remdesivir no tratamento de doentes com COVID-19 com compromisso hepático ligeiro a grave. Esta aprovação torna o remdesivir no primeiro e único tratamento antiviral autorizado para a COVID-19 que pode ser utilizado em todas as fases da doença hepática.
A European Society of Gastrointestinal Endoscopy convida à submissão de resumos de trabalhos de investigação em endoscopia, até ao dia 23 de novembro, para apresentação no congresso ESGE Days 2024.
A Gilead Sciences anunciou que a Comissão Europeia (CE) concedeu a Autorização de Introdução no Mercado padrão a bulevirtida para o tratamento de adultos com infeção crónica pelo VHD positivos para o ARN-VHD no plasma (ou soro) com doença hepática compensada em julho de 2023. A bulevirtida recebeu inicialmente uma autorização condicional, em julho de 2020, uma vez que se aguardavam dados adicionais sobre este medicamento, para proporcionar às pessoas que vivem com o VHD um acesso urgente ao tratamento. A aprovação pela Comissão Europeia para uma AIM padrão segue-se à opinião positiva do Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia do Medicamento (EMA) que se baseou na apresentação dos dados da Semana 48 do estudo MYR301 de Fase 3, que reforçam o perfil de eficácia e segurança da bulevirtida para o tratamento da infeção crónica pelo VHD.
Está a decorrer o processo de submissão de propostas a um Programa Competitivo de Bolsas, promovido pela Pfizer, para apoiar iniciativas independentes, nomeadamente iniciativas de investigação na área da EHNA, num valor total de 420 000 euros.
Após a publicação dos resultados relativos às lesões do cólon, no Endoscopy e Journal of Clinical Medicine, foi agora publicado, na revista Gut, o mais recente artigo do projeto NC-ESD, sobre lesões gástricas.
Portugal será o primeiro país europeu a realizar um rastreio ao cancro colorretal destinado aos afrodescendentes, depois de os Estados Unidos concluírem que os afro-americanos têm 40 % mais probabilidade de morrer da doença do que outras comunidades.
No webinar EVIDENCE, com o título de “Immunotherapy in esophageal & colorectal cancers: a new paradigm in Portugal”, realizado pela MSD Portugal, o painel de oradores contou com o Prof. Doutor Eric Van Cutsem, oncologista no University Hospitals Gasthuisberg na Bélgica, o Prof. Doutor Manuel Rodriguez-Justo, especialista em Anatomia Patológica nos University College of London (UCL) Hospitals, e o Dr. Helder Mansinho, oncologista e diretor do Serviço de Hemato-Oncologia do Hospital Garcia da Orta, na qualidade de moderador. No vídeo best-of, conheça os principais highlights desta sessão.
A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) vai lançar um conjunto de seis vídeos para consciencializar os portugueses para a ascite, também conhecida por "barriga d´água", uma doença que está associada, maioritariamente, à fase de descompensação da doença hepática crónica (cirrose).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para o ressurgimento de surtos de cólera e que até agora há 24 países com surtos ativos, alguns dos quais registam uma crise grave.