Atualidade

05 Ago. 2020

A Dr.ª Isabel Aldir, diretora do Programa Nacional para as Hepatites Virais, revelou na passada terça-feira que houve “um claro impacto” da pandemia de COVID-19 no diagnóstico destas doenças, considerando que a recuperação passa por fazer mais rastreios e iniciar os tratamentos pendentes. Em Lisboa, cerca de 200 doentes mais vulneráveis vão passar a dispor de um serviço de rastreio à hepatite C, sem ter de se deslocar ao hospital.

05 Ago. 2020

A empresa israelita Betalin Therapeutics está a desenvolver um pâncreas “bio-artificial”, uma terapia inovadora para o tratamento da diabetes para substituir a insulinoterapia. Os testes em humanos começam em 2021, no Reino Unido. 

29 Jul. 2020

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) e o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) associam-se no objetivo da eliminação da hepatite C - meta estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Neste sentido, inauguraram ontem, dia 28 de julho, no Dia Mundial das Hepatites, uma consulta que funcionará nas instalações do GAT.

29 Jul. 2020

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto lançou na segunda-feira, 27 de julho, a primeira edição Prémio Cancro Gástrico IPO do Porto com o objetivo incentivar e premiar a realização de investigação científica na área do adenocarcinoma gástrico.

22 Jul. 2020

Estão abertas as candidaturas à 2.ª edição da Bolsa Nacional para Projetos de Investigação em Microbiota, atribuída pela Biocodex Microbiota Foundation, com um prémio no valor de 25 mil euros.

22 Jul. 2020

Uma equipa de investigadores descobriu que a microbiota de cada individuo determina a permanência de bactérias resistentes a antibióticos nos seus intestinos: em alguns a resistência é rapidamente eliminada, mas noutros não. O estudo agora publicado na revista Nature Ecology and Evolution vem reforçar a necessidade de implementar terapias mais personalizadas e traz novas perspetivas ao paradigma da evolução da resistência a antibióticos no intestino.

22 Jul. 2020

Nos últimos anos, muitos países europeus verificaram um aumento drástico no consumo de alimentos ultraprocessados, estimando-se que esses produtos alimentares sejam até metade da ingestão diária total de energia. O alerta foi dado num relatório da United European Gastroenterology (UEG) intitulado “Alimentos ultraprocessados: uma crise de saúde da UE”.

 

22 Jul. 2020

Adotar e fomentar o uso racional dos antibióticos tem sido uma prioridade e um desafio constante, atendendo ao impacto da resistência aos antimicrobianos (RAM), nomeadamente no que diz respeito à mortalidade associada, custos diretos e prolongamento dos internamentos. Para tratar importantes questões sobre como se está a decidir antibióticos na atualidade, um painel de especialistas irá juntar-se numa sessão virtual dirigida a profissionais de saúde, com o apoio da Biomérieux, amanhã, dia 23 de julho, às 21h00.

22 Jul. 2020

O dia 16 de julho ficou marcado pelo falecimento do Prof. Doutor Nobre Leitão, especialista em Gastrenterologia e antigo diretor do Serviço de Gastrenterologia do Insitututo Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Uma marca reconhecida da investigação médica no IPO Lisboa, que o Prof. Doutor Nobre Leitão, ao lado dos seus congéneres da época, contribuiu de forma assinalável e duradora", recorda a instituição.

 

15 Jul. 2020

O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) questionou ontem, dia 14 de julho, o Governo sobre a indisponibilidade nas farmácias portuguesas do medicamento colestiramina, utilizado por doentes com doença de Crohn, e exigiu a sua reposição.

Apoios

Mylan