Atualidade

25 Nov. 2020

Em Portugal, vivem aproximadamente 24.000 pessoas com doença inflamatória do intestino (DII). Este número tem aumentado 5% ao ano, existindo mais de 6.000 doentes por controlar. Segundo um estudo desenvolvido pela IQVIA, para a Janssen, trata-se de uma doença que é urgente controlar, não só pela proteção da qualidade de vida dos doentes, como pelos custos associados que, em Portugal, ascendem aos 146 milhões de euros.

25 Nov. 2020

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Pâncreas, celebrado a 19 de novembro, o Clube Português do Pâncreas, secção da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, alerta para a importância do diagnóstico precoce da sétima neoplasia que mais mata no mundo.

25 Nov. 2020

“O sucesso futuro da terapêutica antibacteriana oral e tópica pode depender de novas classes com baixo potencial para induzir ou selecionar resistência”, quem o diz é a Dr.ª Cristina Claro, especialista em Dermatologia Pediátrica no Hospital Egas Moniz. A resistência a antibióticos tem vindo a aumentar em todo o mundo e está associada ao uso excessivo e inadequado de antibióticos, ao não cumprimento do tratamento e ao uso de agentes com menor atividade bactericida.

18 Nov. 2020

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) associa-se à Semana Mundial de Consciencialização Sobre o Uso de Antibióticos, promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o lançamento de uma campanha de sensibilização sobre o impacto dos antibióticos na microbiota intestinal. O objetivo é alertar a população para o uso responsável dos antibióticos, que só devem ser tomados por prescrição médica e de preferência seguido da toma de probióticos, ajudando a evitar o desequilíbrio da microbiota intestinal.

18 Nov. 2020

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, Hematologia e Nutrição Pediátrica está a organizar, dentro de uma série de webinars dedicados à Pediatria, um curso avançado especializado em Gastrenterologia pediátrica a acontecer hoje, dia 18 de novembro.

11 Nov. 2020

Um estudo liderado pela Prof.ª Doutora Maria Manuel Mota revela como os parasitas da malária entram nas células do fígado, na fase inicial da infeção. Esta é uma descoberta que pode perspetivar novos medicamentos antimaláricos.

11 Nov. 2020

A Delegação Distrital de Leiria da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) ofereceu ao Centro Hospitalar de Leiria (CHL), equipamento médico-cirúrgico para os novos espaços dos serviços de Gastroenterologia e, também, de Pneumologia no Hospital de Santo André (HSA).

11 Nov. 2020

A sessão “O Ouro Vermelho”, inserida na Semana Digestiva 2020 (SD2020), tem lugar a 21 de novembro e vai abordar o facto de o sangue ser, atualmente, “um bem escasso”, como revela ao My Gastrenterologia o Prof. Doutor Rui Tato Marinho, presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG). Assista à entrevista na íntegra.

11 Nov. 2020

É hoje, dia 11 de novembro, entre as 18h00 e as 19h00, que a Gilead Sciences promove a reunião virtual “HEP.IC Virtual Meeting | Stay Connected 2020”, sob o mote “Adaptar o tratamento ao doente”. O encontro dirige-se a profissionais de saúde ligados à área das doenças do fígado.

04 Nov. 2020

Um estudo publicado no International Journal of Obstetrics and Gynaecology, na Finlândia, revelou que as mulheres têm três vezes mais probabilidades de sofrer de obstipação durante a gravidez e logo após o parto do que em qualquer outro momento das suas vidas.

Apoios

JanssenMylan