Atualidade
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) desvendaram alterações no gene que aumenta o risco de desenvolvimento de cancro gástrico difuso hereditário, abrindo portas à utilização de três novos critérios de identificação.
A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) vai lançar um conjunto de seis vídeos para consciencializar a população para a encefalopatia hepática, uma das manifestações mais debilitantes da cirrose. A iniciativa surge no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Doente, que se assinala no próximo dia 11 de fevereiro.
Segundo os dados preliminares da literatura, a terapêutica de combinação com biológicos ou pequenas moléculas avançadas pode ser segura e eficaz em doentes com doença inflamatória intestinal (DII), de acordo com uma apresentação no Congresso de Crohn e Colitis.
Segundo uma revisão sistemática recente, a oxigenoterapia hiperbárica produziu uma taxa de resposta clínica de 87 % entre doentes com doença de Crohn fistulizante com poucos eventos adversos, de acordo com dados apresentados no Crohn’s and Colitis Congress.
Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) vão reforçar a capacidade do principal hospital do Niassa, face ao surto de cólera que já matou 16 pessoas em Moçambique, anunciou a organização não-governamental.
Um estudo liderado por investigadores do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) espanhol provou a eficácia de uma terapia de ultrassom na inibição de células cancerígenas em casos do cancro do pâncreas.
O Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou, no dia 13 de janeiro, o primeiro tratamento por endoscopia digestiva a um doente com acalásia, uma patologia que que afeta o aparelho digestivo não permitindo a deglutição dos alimentos.
A Dr.ª Catarina Azevedo, investigadora do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi distinguida recentemente com um financiamento da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) para estudar a progressão do cancro colorretal. Este apoio, no valor de quase sete mil euros, vai permitir à também estudante do doutoramento em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) desenvolver, durante nove meses, trabalho experimental na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos da América.
O American College of Gastroenterology (ACG) publicou guidelines atualizadas para a avaliação, diagnóstico e gestão de crianças e adultos com doença celíaca.
A exposição a antibióticos estava associada a um risco aumentado e cumulativo de doença inflamatória intestinal e era mais elevada entre indivíduos com 40 anos ou mais, de acordo com os resultados de um estudo dinamarquês publicado na revista Gut.