Atualidade

24 Abr. 2019

A Alnylam Pharmaceuticals anuncia os resultados positivos completos do estudo ENVISION de fase 3, que avalia uma terapêutica de ARNi experimental que tem como alvo o ácido aminolevulínico sintase 1 (ALAS1) em desenvolvimento para o tratamento da porfiria hepática aguda (PHA). Os dados clínicos foram apresentados no International Liver Congress, que decorreu entre 10 e 14 de abril em Viena, Áustria.

 

24 Abr. 2019

Os dados dos programas de investigação e desenvolvimento da Gilead nas áreas da esteato-hepatite não-alcoólica (EHNA), colangite esclerosante primária (PSC) e hepatite vírica foram apresentados no International Liver Congress 2019. O encontro decorreu entre os dias 10 e 14 de abril, em Viena, Áustria.

 

17 Abr. 2019

No maior evento do calendário da Associação Europeia para o Estudo do Fígado (EASL), Congresso Internacional do Fígado, que decorreu entre os dias 10 e 14 de abril, em Viena, Áustria, foi apresentado um estudo que sugeriu que a exposição a um gatilho ambiental, persistente e de baixo nível, pode ter desempenhado um papel no desenvolvimento de doenças autoimunes do fígado. 

 

10 Abr. 2019

De acordo com o estudo recente de uma investigadora da Universidade de Coimbra, a relação entre saúde física e saúde mental em pacientes com doença inflamatória do intestino (DII) influencia diretamente a evolução deste tipo de patologias. "Emotion regulation and chronic illness: The roles of acceptance, mindfulness and compassion in physical and mental health" é o título da investigação.

 

03 Abr. 2019

Já está disponível o programa provisório da Semana Digestiva 2019, que decorre entre os dias 29 de maio e 1 de junho, no Centro de Congressos de Vilamoura, no Algarve. Doença inflamatória intestinal, doença de refluxo, hepatites e pancreatites autoimunes são alguns dos temas em destaque.

 

03 Abr. 2019

A utilização de medicamentos à base de canábis foi autorizada pelo Infarmed para o tratamento da hepatite C. A par destes casos surgem também previstas outras indicações terapêuticas, cuja lista coincide com o parecer da Ordem dos Médicos, conhecido em dezembro de 2017, que apontava para a eficácia da canábis no tratamento de determinadas doenças, ainda que com algumas reservas.

 

03 Abr. 2019

A farmacêutica Takeda acaba de revelar os resultados do ensaio clínico comparativo de Fase IIIb, VARSITY, que demonstram que vedolizumab, tratamento biológico seletivo para o intestino, foi superior a adalimumab na obtenção de remissão clínica às 52 semanas de tratamento em doentes com colite ulcerosa ativa, moderada a grave. Os resultados foram revelados durante o 14.º congresso da Organização Europeia da Doença de Crohn e Colite Ulcerosa (ECCO), em Copenhaga, Dinamarca.

 

27 Mar. 2019

O Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) marcou presença na 6.ª conferência da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a saúde nas prisões, subordinada ao tema “Prison health systems: the interface with wider national health systems”. O Prof. Doutor Rui Tato Marinho foi um dos especialistas portugueses que integraram a reunião, numa sessão que decorreu ontem, 26 de março, em Helsínquia, Finlândia.

 

27 Mar. 2019

O prazo para submissão de resumos para a United European Gastroenterology (UEG) Week 2019 termina no próximo mês, mais precisamente no dia 26 de abril. O evento decorre entre 19 e 23 de outubro, em Barcelona, Espanha, tendo como missão discutir o que de mais recente tem sido realizado nas áreas da Gastrenterologia e Hepatologia.

27 Mar. 2019

Em 2018, verificou-se um decréscimo no número de transplantes realizados em Portugal, sendo o fígado um dos órgãos que registaram uma maior quebra. No total, foram feitas 289 intervenções, menos 66 do que no ano anterior. A explicação para esta tendência pode dever-se, não só ao envelhecimento dos dadores, mas também ao surgimento de alternativas médicas ao transplante. Os dados foram divulgados pelo Instituto do Sangue e da Transplantação nesta segunda-feira.

 

Newsletter

Opinião

Pancreatite crónica: recomendações do Clube Português do Pâncreas
Dr. Pedro Moutinho-Ribeiro, presidente do Clube Português do Pâncreas
Expectativas do interno na formação específica em Gastrenterologia
Dr. Tiago Cúrdia Gonçalves, Serviço de Gastrenterologia do Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães

Apoios

MylanTakedaNorgine