Atualidade

21 Ago. 2019

Uma equipa de investigadores do Fraunhofer IZM criaram uma cápsula endoscópica que permite um diagnóstico mais detalhado do intestino delgado.

21 Ago. 2019

Um estudo publicado na revista JAMA  sugere que a ingestão de glúten em níveis mais altos do que o normal durante os primeiros cinco anos de vida pode aumentar a probabilidade de uma criança desenvolver doença celíaca.

21 Ago. 2019

A semelhança dos anos anteriores, a Bayer e a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) voltam a abrir a Bolsa de Investigação APEF/Bayer 2020, que se destina a incentivar a investigação científica na área do Carcinoma Hepatocelular nas suas vertentes de investigação básica, clínica ou epidemiológica.

13 Ago. 2019

Portugal vai estar representado pelo Prof. Doutor Mário Dinis-Ribeiro, presidente da European Society of Gastrointestinal Endoscopy (ESGS), como faculty, na International Advanced Endoscopy Masterclass (AEM), que irá decorrer entre os dias 3 e 5 de setembro, na cidade de Londres, no Reino Unido.

 

13 Ago. 2019

As candidaturas à Bolsa de Investigação em Hepatologia APEF/MSD 2020 decorrem até ao dia 15 de janeiro de 2020. Criada pela Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) e pela MSD, a Bolsa tem o valor de seis mil euros.

13 Ago. 2019

Uma alimentação variada é consensualmente a melhor forma de prevenir doenças. O mais recente estudo sobre o aparecimento de cancro nos intestinos vem dar mais importância ao consumo de peixe, seja ele de que tipo for.

07 Ago. 2019

Uma equipa do Grupo de Investigação 3B’s da Universidade do Minho, em colaboração com a Universidade de Maastricht (Holanda), desenvolveu uma plataforma 3D que monitoriza em tempo real o destino de nanopartículas carregadas com drogas anticancerígenas e o seu efeito nas células de cancro colorretal.

07 Ago. 2019

A II Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) está marcada para o dia 20 de setembro e vai ter lugar no Hotel Sana Malhoa, na cidade de Lisboa. A "qualidade em endoscopia das vias biliares e pâncreas" é o mote do encontro. 

07 Ago. 2019

No último ano, vários estudos mostraram que os doentes oncológicos que têm mutações nos genes BRCA no seu ADN germinativo respondem melhor a um tipo de tratamento conhecido como inibidores Polimerase de poli ADP ribose (PARP). Especialmente aqueles doentes com cancro do pâncreas, cancro da próstata e, sobretudo, cancro do ovário e cancro da mama triplo negativo, intimamente relacionados a mutações dos genes BRCA1 e BRCA2.

31 Jul. 2019

O auditório da sede da Polícia Judiciária foi o local escolhido pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para apresentar o Relatório das Hepatites Virais. Nesta cerimónia, que decorreu na segunda-feira, 29 de julho, a Dr.ª Isabel Aldir, diretora do Programa Nacional para as Hepatites Virais, anunciou o roteiro de ação para o biénio 2019-2020. Veja a galeria de fotos.

Newsletter

Apoios

MylanTakedaNorgine