Entrevistas

Prémio Nacional de Gastrenterologia 2020 atribuído a trabalho sobre dissecção endoscópica da submucosa
Dr. João Antunes
05 Ago. 2020

O Dr. João Antunes, médico no Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), foi o grande vencedor da edição de 2020 do Prémio Nacional de Gastrenterologia da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), com um estudo sobre a dissecção endoscópica da submucosa no contexto do CHUSJ. Em conversa com o My Gastrenterologia, o especialista revelou algumas das conclusões do projeto, assim como o significado desta distinção.

Semana Digestiva 2020, o grande fórum da Gastrenterologia nacional realiza-se virtualmente
Prof. Doutor Rui Tato Marinho
29 Jul. 2020

Nos dias 20 e 21 de novembro, os profissionais de saúde ligados ao foro gastrenterológico reúnem-se naquele que é o encontro major da especialidade: a Semana Digestiva, que este ano, “adaptando-se ao período pandémico”, realiza-se virtualmente. Em vídeo, o Prof. Doutor Rui Tato Marinho explica os novos moldes da reunião, que será, mais uma vez, oportunidade para “reforçar o network e dar força à especialidade”. Assista ao depoimento do presidente do evento.

Hepatite C: do desconhecido ao “exemplo para a humanidade”
Prof. Doutor Rui Tato Marinho
29 Jul. 2020

“Chegámos a uma situação inimaginável em Medicina: um medicamento oral tomado uma vez por dia e que consegue eliminar o vírus a 97%, numa doença crónica com risco de cancro e que pode ser mortal”. Palavras de esperança do Prof. Doutor Rui Tato Marinho, presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), a propósito do Dia Mundial das Hepatites, assinalado ontem, dia 28 de julho. Em entrevista, o especialista faz um balanço da evolução da abordagem terapêutica da hepatite C, descrevendo-a como uma “das maiores descobertas da Medicina”. Assista ao depoimento em vídeo.

COVID-19 e aparelho digestivo: as sequelas que vão além da prestação dos cuidados de saúde
Prof. Doutor Rui Tato Marinho
13 Jul. 2020

Tendo em conta as sequelas que têm vindo a ser identificadas no aparelho digestivo desde dezembro pelos especialistas, que acompanham os doentes com COVID-19, a Sociedade Chinesa de Gastrenterologia compilou estes dados, perspetivando os efeitos a longo prazo nesta especialidade. O My Gastrenterologia falou com o Prof. Doutor Rui Tato Marinho, presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), que, além de identifcar os sintomas desta nova doença associados ao aparelho digestivo, faz um alerta aos efeitos nefastos da crise pandémica nos cuidados de saúde, principalmente no foro gastrenterológico. Leia a entrevista na íntegra, na qual o especialista comenta estes dados mais recentes. 

Mudança de paradigma no tratamento do cancro do pâncreas abordado nos Encontros da Primavera 2020
Dr. Pedro Chinita
22 Jun. 2020

"Radioterapia no cancro do pâncreas: sim ou não?". Esta foi a questão respondida afirmativamente pelo Dr. Pedro Chinita, do Hospital do Espírito Santo de Évora, na sessão dedicada ao cancro digestivo, dos Encontros da Primavera 2020 (EP 2020). Em entrevista ao My Gastrenterologia, o especialista partilha as ideias-chave da sua intervenção. Assista ao depoimento em vídeo.

Abordagens terapêuticas no cancro do pâncreas e no hepatocarcinoma avançado divulgadas nos EP 2020
Dr. Hélder Mansinho
22 Jun. 2020

Na qualidade de moderador, o Dr. Hélder Mansinho, do Hospital Garcia de Orta, integrou a sessão dedicada ao cancro digestivo nos Encontros da Primavera 2020 (EP 2020). Em declarações ao My Gastrenterologia, o especialista enumerou as principais evidências científicas partilhadas, particularmente as opções terapêuticas do hepatocarcinoma avançado e do cancro do pâncreas. Em vídeo, o oncologista salienta o crescimento da abordagem neoadjuvante no tratamento dos tumores ressecáveis.

Regresso à atividade clínica presencial: o que mudou na Gastrenterologia
Prof. Doutor Guilherme Macedo
03 Jun. 2020

Três meses depois do início da pandemia, o Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, uma das principais unidades no combate à COVID-19, volta a retomar gradualmente a sua atividade presencial. O My Gastrenterologia falou com o Prof. Doutor Guilherme Macedo, diretor do serviço, que se mostra confiante com os tempos que se avizinham: “Conseguimos resolver o problema em agudo teremos que resolver o problema em crónico”. Assista ao vídeo da entrevista.

Saúde digestiva: SPG reforça importância do estilo de vida
Prof. Doutor Rui Tato Marinho
03 Jun. 2020

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) aproveita o Dia Mundial da Saúde Digestiva (29 de maio) para divulgar dados de um inquérito nacional relacionado com o aparelho digestivo. Vai também iniciar uma campanha com grande foco no estilo de vida saudável. O Prof. Doutor Rui Tato Marinho preside esta sociedade científica e destaca alguns aspetos desta ação que decorre até ao fim de junho, o Mês da Saúde Digestiva. Assista ao vídeo.   

Urgência no regresso da atividade do gastrenterologista
Prof. Doutor Rui Tato Marinho, diretor do Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do HSM
13 maio 2020

A crise pandémica que o país atravessa surtiu consequências diretas nos cuidados de saúde, uma vez que estes foram obrigados a mudar as suas prioridades na atividade clínica, obrigando o cancelamento de consultas e exames e até mesmo a suspensão da atividade clínica de várias especialidades. O My Gastrenterologia falou com o Prof. Doutor Rui Tato Marinho, diretor do Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do Hospital de Santa Maria (CHULN), que reforçou a importância da “rápida resposta” aos desafios impostos pela pandemia, revelando também os passos que devem ser seguidos para garantir “que nenhum doente fica para trás”.

Atividade do gastrenterologista em plena pandemia: priorização, proximidade e proteção
Prof. Doutor José Cotter
16 Abr. 2020

“A nossa maior preocupação é manter o contacto com o doente, de forma a que nunca se sinta abandonado, tendo um contacto privilegiado com os clínicos e que, numa situação mais emergente, tenha a possibilidade de nos contactar”. Palavras do Prof. Doutor José Cotter, diretor do Serviço de Gastrenterologia do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, sobre as “significativas” mudanças na prática clínica face à pandemia de COVID-19. Em entrevista, o especialista explica como é que o Serviço adaptou os seus cuidados de saúde, garantindo a segurança e o acompanhamento de todos os doentes. Veja o depoimento em vídeo.

Apoios

Mylan