Entrevistas

Fibroscan 630 Expert: a nova “joia da coroa” da Unidade de Hepatologia do CHTMAD
Dr. José Presa
04 Ago. 2021

A Unidade de Hepatologia do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) dispõe agora de uma nova “joia da coroa”: o Fibroscan 630 Expert. A classificação entre aspas é dada pelo Dr. José Presa, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) e especialista de Medicina Interna da instituição, que, à conversa com a My Gastrenterologia, desvendou as particularidades do novo equipamento e a sua importância no âmbito do reforço diagnóstico e terapêutico naquela unidade. Veja o vídeo.

Dia Mundial contra as Hepatites: “Está nas nossas mãos resolver o problema da hepatite C”
Prof. Doutor Guilherme Macedo
28 Jul. 2021

Hoje, dia 28 de julho, assinala-se o Dia Mundial contra as Hepatites, este ano sob o mote “A hepatite não pode esperar”. A My Gastrenterologia ouviu o Prof. Doutor Guilherme Macedo, presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), que expôs a realidade do impacto das hepatites tanto a nível individual, como comunitário, passando ainda pelo objetivo estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto à sua eliminação até 2030, que considera “estar nas nossas mãos”. Veja o depoimento.

Dia do Transplante: Portugal entre os países líderes a nível mundial
Dr.ª Susana Sampaio
21 Jul. 2021

No âmbito do Dia do Transplante, a Dr.ª Susana Sampaio deu a conhecer o atual panorama da transplantação nacional. Em entrevista à My Gastrenterologia, a presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação frisou os principais desafios no contexto pandémico e de que forma Portugal pode ainda evoluir na área.

Dr. José Presa: “A revitalização da Hepatologia nacional é uma das nossas grandes preocupações”
Dr. José Presa
14 Jul. 2021

Eleito presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), o Dr. José Presa sublinha o compromisso da sua equipa para o biénio 2021-2023: “Afirmar de modo relevante a APEF como instituição e sociedade médica interventiva”. Essa tarefa assenta em três pilares de referência, revelados em entrevista à My Gastrenterologia: revitalização, visibilidade e trabalho em rede. Assista ao vídeo.

“Tudo aquilo que diga respeito à ação profissional do gastrenterologista fará parte das nossas preocupações”
Prof. Doutor Guilherme Macedo
30 Jun. 2021

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) anunciou, a 16 de junho, a tomada de posse do mais recente presidente daquela que é a associação científica que representa a especialidade médica que trata a saúde digestiva dos portugueses. Em conversa com a My Gastrenterologia, o Prof. Doutor Guilherme Macedo, que substitui o Prof. Doutor Rui Tato Marinho no cargo, adiantou os pilares do seu mandato ao longo do biénio, reforçando o seu compromisso para com a formação não só dos gastrenterologistas, mas também da população em geral, no que toca a saúde digestiva. Assista ao depoimento.

Cápsula endoscópica "é o método com maior acuidade para diagnosticar e avaliar a extensão da doença de Crohn”
Prof. Doutor José Cotter
19 maio 2021

A cápsula endoscópica “tem aberto perspetivas que se têm repercutido na progressiva melhoria técnica da qualidade deste método”. Quem o afirma é o Prof. Doutor José Cotter, diretor do Serviço de Gastrenterologia no Hospital Nossa Senhora da Oliveira. Em entrevista à My Gastrenterologia, a propósito do Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, refere a ausência de invasividade, excelente tolerância e ínfima taxa de complicações como as principais vantagens da cápsula. O Prof. Doutor José Cotter realça ainda que a doença de Crohn deve ser diagnosticada e a pandemia não deve impedir os doentes de se deslocarem aos hospitais. Leia a entrevista na íntegra.

“Este curso é um bom update da evolução da cápsula”
Dr.ª Susana Fernandes
17 maio 2021

“É um curso de três dias que nos dá um bom update da evolução da cápsula nos últimos anos”, destaca a Dr.ª Susana Marques, uma das gastrenterologistas participantes da 6.ª edição do Capsule Endoscopy Training Program, numa organização do Serviço de Gastrenterologia do Hospital da Senhora da Oliveira de Guimarães, na Escola de Medicina da Universidade do Minho de 12 a 14 de maio. A médica, da Fundação Champalimaud, sublinha em entrevista a importância deste curso em termos de atualização na respetiva área.

“O curso conta com formadores que são de ponta nesta área"
Dr. Manuel Correia
17 maio 2021

No âmbito da 6.ª edição do Capsule Endoscopy Training Program, organizada, de 12 a 14 de maio, pelo Serviço de Gastrenterologia do Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães, na Escola de Medicina da Universidade do Minho, a My Gastrenterologia conversou com um dos participantes, Dr. Manuel Correia. O especialista do Hospital de São Sebastião, de Santa Maria da Feira, destaca desde logo que foi um curso “muito bem montado”.

“Este curso é já uma referência da agenda formativa em Gastrenterologia”
Dr. Bruno Rosa
17 maio 2021

“É uma grande satisfação podermos continuar a realizar o nosso curso anual em moldes presenciais, numa altura em que ainda estamos limitados em muito daquilo que podíamos realizar”. A afirmação é do Dr. Bruno Rosa, coordenador da 6.ª edição do Capsule Endoscopy Training Program, que decorreu entre os dias 12 e 14 de maio, na Escola de Medicina da Universidade do Minho. Veja a entrevista completa.

“É um curso excelente tanto pela organização como pelos temas abordados”
Dr.ª Carla de Oliveira
17 maio 2021

“Espero poder utilizar o que aprendi no curso quando voltar para Angola, visto que é uma ferramenta para o futuro”. As palavras são da Dr.ª Carla de Oliveira, interna em Gastrenterologia, que, em entrevista à My Gastrenterologia, mencionou os aspetos positivos do curso Capsule Endoscopy Training Program. Veja o vídeo completo.

Newsletter

PUB

Agenda

Agenda News Farma

Apoios

JanssenNorgineSandozTakedaViatris