Entrevistas

Reabilitação farmacológica da falência intestinal
Prof. Doutora Beatriz Pinto da Costa
14 Ago. 2019

No Congresso Nacional de Cirurgia 2019, a Prof. Doutora Beatriz Pinto da Costa, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), na sua palestra, elucidou sobre o mecanismo de ação do GLP-2 na funcionalidade da mucosa intestinal e sobre o potencial do teduglutido, análogo do GLP-2, na reabilitação da falência intestinal.

Melhores trabalhos científicos de jovens de todo o mundo vão ser apresentados no NeuroGASTRO 2019
Dr. Luís Novais
13 Ago. 2019

A edição 2019 do NeuroGASTRO, a Biennial Meeting of the European Society of Neurogastroenterology and Motility (ESNM), decorre entre os dias 5 e 7 de setembro e reúne internos e especialistas de todo o mundo no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O Dr. Luís Novais, chair local do evento, revela ao My Gastrenterologia que esta é uma iniciativa importante no que ao avanço da Neurogastrenterologia diz respeito, uma vez que, no futuro, “as doenças vão passar a ser prevenidas através do intestino e da alimentação”. Assista ao vídeo.

Pelos direitos, saúde e dignidade das pessoas que utilizam drogas
Rui Coimbra
25 Jul. 2019

Promover os direitos, a saúde e a dignidade das pessoas que utilizam drogas, em particular daquelas que as injetam, é o objetivo da CASO – Consumidores Associados Sobrevivem Organizados, que nos seus quase 10 anos de existência ajudou já, através dos seus pares e parceiros, milhares de pessoas, afirma o presidente da associação, Rui Coimbra.

 

Rede de Cuidados Continuados enfrenta grande desafio
Dr. Joaquim da Fonseca
25 Jul. 2019

Fruto da intervenção realizada ao longo de anos, a população que consome drogas está naturalmente mais velha e, nalguns casos, mais doente, pelo que a Rede Nacional de Cuidados Continuados tem pela frente um desafio enorme no sentido de, na sua dinâmica, se adaptar para acolher quem usa drogas, afirma o Dr. Joaquim da Fonseca, coordenador da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) da Administração Regional de Saúde que na Região de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). 

 

Populações vulneráveis e cuidados de saúde: mais do que um gesto de humanidade
Prof. Doutor Guilherme Macedo
24 Jul. 2019

O acesso das populações vulneráveis aos cuidados de saúde é muito difícil porque, dada a situação de enorme fragilidade humana, social e cultural em que vivem, estão alheadas dos circuitos convencionais. Por isso, temos que ser nós a ir ao seu encontro, afirma o Prof. Doutor Guilherme Macedo, gastrenterologista, que, à frente de uma equipa do Centro Hospitalar São João, liderou um bem-sucedido projeto piloto de eliminação do vírus da hepatite C em dois estabelecimentos prisionais do Porto.

Dr. Leopoldo Matos integra novo Conselho Consultivo do grupo Lusíadas
Dr. Leopoldo Matos
10 Jul. 2019

O Dr. Leopoldo Matos, gastroenterologista, cessou funções de diretor clínico do Hospital Lusíadas Lisboa para integrar uma estrutura recém-criada de apoio à administração constituída por personalidades de renome nacional nas áreas da saúde e negócios, que presta apoio ao Conselho de Administração da Lusíadas Saúde na tomada de decisões estratégicas, alinhadas com as tendências do mercado e com as diretrizes da UnitedHealthcare Global. Em entrevista ao My Gastrenterologia, o médico revela qual o papel desta nova estrutura.

Cancro do cólon e reto: colonoscopia com "melhores resultados" na prevenção e diagnóstico
Dr.ª Francisca Castro
03 Jul. 2019

“A colonoscopia é o melhor método de prevenção do cancro do cólon e reto”. É esta a conclusão de um estudo que analisou as diferenças na utilização da colonoscopia e da pesquisa de sangue ocultado nas fezes no diagnóstico e na prevenção do cancro do cólon e reto. O trabalho foi apresentado e assinado pela Dr.ª Francisca Castro, do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, na Semana Digestiva 2019. Em vídeo, a especialista explica os resultados da investigação, lembrando que a doença estudada “é a segunda causa de morte por cancro em Portugal”. Veja o vídeo.

Monitorização da doença de Crohn: simple sonographic ou CEUS?
Dr.ª Cátia Arieira
03 Jul. 2019

A doença inflamatória do intestino (DII) foi objeto de estudo de várias comunicações apresentadas na Semana Digestiva 2019. Exemplo disso foi o trabalho exposto pela Dr.ª Cátia Arieira, do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães. Assista ao vídeo.

“O médico do futuro”: o casamento entre a Gastrenterologia, a Cirurgia e a inteligência artificial
Prof. Doutor João Coutinho e Prof. Doutor Rui Tato Marinho
26 Jun. 2019

A Gastrenterologia, a Cirurgia e a inteligência artificial (IA) unem-se na formação do “médico do futuro”. As palavras são do Prof. Doutor Rui Tato Marinho, diretor do Serviço de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria (HSM), e do Prof. Doutor João Coutinho, diretor do Serviço de Cirurgia do HSM sobre os principais tópicos que servem de mote à Conferência “O médico do futuro”. A reunião decorre hoje, na Aula Magna, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Em entrevista ao My Gastrenterologia, os dois representantes explicam a relação entre as duas especialidades e a Tecnologia.

Top 100 é "rápido e confiável" na avaliação da atividade inflamatória da doença de Crohn
Dr.ª Marta Freitas
26 Jun. 2019

O software de leitura automática Top 100 consegue selecionar 100 imagens num processo de avaliação da atividade inflamatória nos doentes com doença de Crohn. A Dr.ª Marta Freitas, através do cálculo do score de Lewis, verificou uma “excelente concordância entre o método Top 100 e o de leitura clássica”, sobretudo, nos “casos com doença inflamatória moderada e severa”, onde se concluiu que a ferramenta mais recente é “mais útil e rápida” na avaliação da atividade inflamatória. A especialista do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, explicou em vídeo os resultados da investigação que comparou os dois métodos de avaliação.

Newsletter

Apoios

MylanTakedaNorgine