Entrevistas

Abordagem terapêutica de litíase biliar difícil em doente com síndrome LPAC
Dr.ª Luísa Martins Figueiredo
24 Abr. 2019

A abordagem terapêutica de litíase biliar em doentes com síndrome LPAC é particularmente difícil, tendo em conta que esta é “uma entidade rara, descrita pela primeira vez em 2001”. Além disso, “está muitas vezes associada a uma mutação”, que, consequentemente, provoca “um aumento da litíase intra-hepática”. Assista ao vídeo da entrevista da Dr.ª Luísa Martins Figueiredo ao My Gastrenterologia, sobre a sua apresentação de um caso clínico durante o 4.º Serão de Gastrenterologia.

 

Pancreatite crónica: o que fazer quando se chega ao fim da linha?
Dr.ª Mariana Brito
24 Abr. 2019

“Pancreatite crónica – o que fazer quando chegamos ao fim da linha?” foi o tema de uma das sessões do 4.º Serão de Gastrenterologia, cuja exposição foi da responsabilidade da Dr.ª Mariana Brito, do Hospital Garcia de Orta. A especialista apresentou ao detalhe um caso clínico do seu Serviço de Gastrenterologia, resumindo, em entrevista ao My Gastrenterologia, os procedimentos levados a cabo por “uma equipa multidisciplinar”, perante este complexo caso. Assista ao vídeo.

 

Colangite aguda é “uma das patologias mais frequentes na Gastrenterologia” que pode “requerer tratamento emergente”
Dr.ª Sónia Bernardo
17 Abr. 2019

“Uma das patologias mais frequentes na Gastrenterologia” é a colangite aguda, que pode apresentar “uma forma bastante grave, até emergente, requerendo tratamento por colangiopancreatografia retrógada endoscópica (CPRE). Este foi um tema abordado durante o 4.º Serão de Gastrenterologia, organizado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), pelo facto de esta ser uma complicação causada por uma síndrome rara. Assista ao vídeo da entrevista da Dr.ª Sónia Bernardo, sobre a sua exposição de um caso clínico durante o encontro.

 

AVC: “Uma manifestação neurológica incomum de doença pancreática”
Dr. Rui Mendo
17 Abr. 2019

“Uma manifestação neurológica incomum de doença pancreática” foi uma das sessões integrantes do programa do 4.º Serão de Gastrenterologia, subordinado ao tema “Pâncreas e vias biliares”. O Dr. Rui Mendo foi quem ficou responsável por este momento, onde apresentou um caso clínico de adenocarcinoma do pâncreas, manifestado de fora bastante invulgar. De acordo com o especialista, iniciativas como esta são fundamentais para partilhar experiências, promovendo o conhecimento nos vários centros do país. Assista ao vídeo da entrevista ao My Gastrenterologia.

 

"Programa vasto e interessante" da Semana Digestiva 2019 visa a partilha de conhecimentos entre especialistas
Dr.ª Sandra Lopes
17 Abr. 2019

A edição deste ano da Semana Digestiva 2019 conta com um “programa vasto e interessante”, que traz para discussão as novidades registadas na área, promovendo a partilha de conhecimentos e experiência entre os especialistas de Gastrenterologia. De acordo com a Dr.ª Sandra Lopes, um dos temas a destacar diz respeito às “questões médico-legais associadas à execução de endoscopia digestiva”. Assista ao vídeo da entrevista à especialista, que integra a comissão organizadora do evento.

 

Influência do consumo de álcool no desenvolvimento de doenças hepáticas em foco na Semana Digestiva 2019
Prof. Doutor Rui Tato Marinho
17 Abr. 2019

A doença hepática “está no topo das causas de morte” em Portugal. Um fator que lhe surge muitas vezes associado é o consumo de álcool, responsável, até, pelo desenvolvimento de cancro. As palavras são do Prof. Doutor Rui Tato Marinho, diretor do Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), que afirma ser urgente “lutar contra este hábito cultural”, sendo a Semana Digestiva 2019 o momento ideal. Assista ao vídeo da entrevista.

 

Partilha de casos clínicos nos Serões de Gastrenterologia “fomenta a discussão” entre especialistas
Prof. Doutor A. Alberto Santos
10 Abr. 2019

Durante os Serões de Gastrenterologia, “há uma partilha entre aquilo que é a experiência e aquilo que é a base teórica, que os mais novos têm, muitas vezes, mais presente”. Nas palavras do Prof. Doutor A. Alberto Santos, este é um evento “extremamente importante” que “fomenta a discussão, tanto no que diz respeito ao diagnóstico, como à terapêutica”, através da partilha de casos clínicos. Assista ao vídeo da entrevista ao My Gastrenterologia.

 

Litíase vesicular na grávida: que implicações terapêuticas?
Dr.ª Bárbara Morão
10 Abr. 2019

Durante o 4.º Serão de Gastrenterologia, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), desta vez subordinada ao tema “Pâncreas e Vias Biliares”, a Dr.ª Bárbara Morão foi uma das especialistas a apresentar casos clínicos. “Litíase vesicular na grávida – que implicações terapêuticas?” foi o tema da sessão, ministrada pela especialista do Hospital Beatriz Ângelo. Assista ao vídeo da entrevista ao My Gastrenterologia.

 

Ressecção cirúrgica ou transplantação hepática: tratamento do carcinoma hepatocelular em destaque na Semana Digestiva 2019
Prof. Doutor Armando Carvalho
10 Abr. 2019

“Tratamento do carcinoma hepatocelular” é o tema de uma das sessões previstas no programa da Semana Digestiva 2019, cuja moderação está a cargo do Prof. Doutor Armando Carvalho. Em entrevista ao My Gastrenterologia, o especialista sublinha a importância da “discussão entre ressecção cirúrgica e transplantação hepática”, sendo “duas excelentes opções para determinados tipos de carcinoma ainda em fase inicial”. Assista ao vídeo.

 

Programa da Semana Digestiva 2019 conta com “tópicos aliciantes na área das doenças hepatobiliares”
Prof.ª Doutora Adélia Simão
10 Abr. 2019

A Semana Digestiva é “uma coorganização entre a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), a Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) e a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF)”. À APEF foi atribuída a “responsabilidade de elaborar o programa hepatológico”, que “conta com tópicos bastante aliciantes na área das doenças hepatobiliares”. Assista ao vídeo da entrevista da Prof.ª Doutora Adélia Simão ao My Gastrenterologia.

 

Newsletter

Opinião

Pancreatite crónica: recomendações do Clube Português do Pâncreas
Dr. Pedro Moutinho-Ribeiro, presidente do Clube Português do Pâncreas
Expectativas do interno na formação específica em Gastrenterologia
Dr. Tiago Cúrdia Gonçalves, Serviço de Gastrenterologia do Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães

Apoios

MylanTakedaNorgine