Entrevistas

“Fazer este curso de forma presencial é um grande orgulho”
Prof. Doutor José Cotte
25 Set. 2020

Na qualidade de diretor da 5.ª edição do Capsule Endoscopy Training Program, o Prof. Doutor José Cotter falou com o My Gastrenterologia acerca do curso, que se realizou de forma presencial, mas “cumprindo escrupulosamente todos os critérios de segurança”. A formação decorreu entre 16 e 18 de setembro, na School of Medicine (EMed), da Universidade do Minho, em Braga. Assista à declarações em vídeo.

5th Capsule Endoscopy Training Program: as mais-valias do encontro para os internos
Dr.ªs Iala Carina e Júlia Amaro
25 Set. 2020

A 5.ª edição do Capsule Endoscopy Training Program, que decorreu na School of Medicine (EMed), da Universidade do Minho, em Braga, juntou profissionais da área da Gastrenterologia, mas também internos da área para aumentar conhecimento quanto à cápsula endoscópica. O My Gastrenterologia falou com as Dr.ªs Iala Carina e Júlia Amaro, internas, sobre as mais-valias de fazerem parte do evento. Assista às declarações.

Componente prática do 5th Capsule Endoscopy Training Program valorizada pelos especialistas
Dr.ª Carolina Chalim e Dr. António Oliveira
25 Set. 2020

O curso, composto por uma componente prática e uma teórica, é considerado uma mais-valia. Para a Dr.ª Carolina Chalim, Hospital Divino Espírito Santo, Ponta Delgada, no curso, “ganhamos uma nova visão, partilhamos experiências com colegas”. O Dr. António Oliveira, Hospital Dr. Nélio Mendonça CHF, considera ainda que “poder ajudar e tirar dúvidas na vida real com doentes reais” é essencial para a valorização do curso. Em entrevista, os especialistas elogiam o carácter prático do curso. Assista ao vídeo.

O papel do 5th Capsule Endoscopy Training Program nos avanços da área
Dr.ª Flávia Plácido
25 Set. 2020

“A cápsula ainda não é uma prática tão difundida, em relação ao que aprendemos no nosso internato – as práticas endoscópicas normais –, então é um conhecimento que ainda precisa de ser aprofundado”. É desta forma que a Dr.ª Flávia Plácido, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), descreve a importância da 5.ª edição do Capsule Endoscopy Training Program, da qual fez parte. Assista ao vídeo da entrevista.

A importância da cápsula como alternativa aos exames atuais
Dr. António Curado
25 Set. 2020

O Dr. António Curado, diretor do Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar do Oeste, acredita que o 5th Capsule Endoscopy Training Program é o primeiro passo para “iniciar a técnica no hospital”. Em entrevista ao My Gastrenterologia, o diretor realça a importância da cápsula que permite estudar o tubo digestivo e apresenta-a com uma alternativa aos atuais exames. Assista ao vídeo.

Capsule Endoscopy Training Program "um pontapé de saída" na área da Endoscopia
Dr.º Bruno Rosa
25 Set. 2020

Na 5.ª edição do Capsule Endoscopy Training Program, o Dr. Bruno Rosa foi, uma vez mais, coordenador da formação que descreveu como sendo “um curso de proximidade, em que os nossos formandos têm um treino individualizado”. Em entrevista ao My Gastrenterologia reiterou o porquê de terem realizado a edição deste ano em formato presencial, e também quais os benefícios de participar neste curso.

Prémio Nacional de Gastrenterologia 2020 atribuído a trabalho sobre dissecção endoscópica da submucosa
Dr. João Antunes
05 Ago. 2020

O Dr. João Antunes, médico no Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), foi o grande vencedor da edição de 2020 do Prémio Nacional de Gastrenterologia da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), com um estudo sobre a dissecção endoscópica da submucosa no contexto do CHUSJ. Em conversa com o My Gastrenterologia, o especialista revelou algumas das conclusões do projeto, assim como o significado desta distinção.

Semana Digestiva 2020, o grande fórum da Gastrenterologia nacional realiza-se virtualmente
Prof. Doutor Rui Tato Marinho
29 Jul. 2020

Nos dias 20 e 21 de novembro, os profissionais de saúde ligados ao foro gastrenterológico reúnem-se naquele que é o encontro major da especialidade: a Semana Digestiva, que este ano, “adaptando-se ao período pandémico”, realiza-se virtualmente. Em vídeo, o Prof. Doutor Rui Tato Marinho explica os novos moldes da reunião, que será, mais uma vez, oportunidade para “reforçar o network e dar força à especialidade”. Assista ao depoimento do presidente do evento.

Hepatite C: do desconhecido ao “exemplo para a humanidade”
Prof. Doutor Rui Tato Marinho
29 Jul. 2020

“Chegámos a uma situação inimaginável em Medicina: um medicamento oral tomado uma vez por dia e que consegue eliminar o vírus a 97%, numa doença crónica com risco de cancro e que pode ser mortal”. Palavras de esperança do Prof. Doutor Rui Tato Marinho, presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), a propósito do Dia Mundial das Hepatites, assinalado ontem, dia 28 de julho. Em entrevista, o especialista faz um balanço da evolução da abordagem terapêutica da hepatite C, descrevendo-a como uma “das maiores descobertas da Medicina”. Assista ao depoimento em vídeo.

COVID-19 e aparelho digestivo: as sequelas que vão além da prestação dos cuidados de saúde
Prof. Doutor Rui Tato Marinho
13 Jul. 2020

Tendo em conta as sequelas que têm vindo a ser identificadas no aparelho digestivo desde dezembro pelos especialistas, que acompanham os doentes com COVID-19, a Sociedade Chinesa de Gastrenterologia compilou estes dados, perspetivando os efeitos a longo prazo nesta especialidade. O My Gastrenterologia falou com o Prof. Doutor Rui Tato Marinho, presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), que, além de identifcar os sintomas desta nova doença associados ao aparelho digestivo, faz um alerta aos efeitos nefastos da crise pandémica nos cuidados de saúde, principalmente no foro gastrenterológico. Leia a entrevista na íntegra, na qual o especialista comenta estes dados mais recentes. 

Apoios

JanssenMylan