Entrevistas

Com o pensamento no passado e olhos no futuro: Reunião Monotemática SPG 2020
Prof. Doutor Guilherme Macedo
05 Fev. 2020

Debate da ciência baseada em evidência para uma melhor Medicina e uma visão holística do doente são dois dos passos que os profissionais de saúde envolvidos no foro gastrenterológico procuram seguir para alcançar os "Horizontes para lá de 2020", este que é o mote da Reunião Monotemática da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) 2020. Em entrevista, o presidente da Reunião, Prof. Doutor Guilherme Macedo, garante que o evento será de partilha dos “desenvolvimentos nacionais e internacionais” que colocam a Gastrenterologia no campo do prestígio.

Propriedades do probiótico e eixo microbioma-cérebro-intestino em discussão
Prof. Doutor Eamonn Quigley
05 Fev. 2020

Focando as especificidades que deve ter um probiótico, o Prof. Doutor Eamonn Quigley, antigo presidente do Colégio Americano de Gastrenterologia e da Organização Mundial de Gastrenterologia, apresentou ainda ao My Gastrenterologia as vantagens do Bifidobacterium longum subspecies longum 35624, durante o Simpósio da Biocodex “Síndrome do Intestino Irritável – Qual o Papel da Microbiota?”. Assista à entrevista.

Síndrome do intestino irritável: da prevenção à criação de um banco de microbiota
Prof. Doutor Luís Novais
05 Fev. 2020

“A exposição a nível do intestino é um campo de futebol. Só o cuidamos tendo, por um lado, uma boa microbiota”. Esta tese foi apresentada pelo Prof. Doutor Luís Novais ao My Gastrenterologia no decorrer do Simpósio da Biocodex “Síndrome do Intestino Irritável – Qual o Papel da Microbiota?”, o primeiro evento que marcou a entrada do laboratório em Portugal. Assista ao vídeo.

Reunião Monotemática SPG 2020 aposta no posicionamento do gastrenterologista na sociedade
Prof. Doutor Rui Tato Marinho
29 Jan. 2020

Formação contínua e posicionamento do gastrenterologista na sociedade. São estes os principais objetivos da edição 2020 da Reunião Monotemática da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) marcada para o dia 29 de fevereiro, no Hotel Montebelo Vista Alegre, em Ílhavo. Em entrevista ao My Gastrenterologia, o presidente da SPG, Prof. Doutor Rui Tato Marinho, afirma que esta edição será centrada nos jovens especialistas desta área. Veja o vídeo.

 

Reunião Anual GEDII 2020 eleva qualidade científica
Dr. Luís Correia
29 Jan. 2020

Foram três dias de discussão, partilha e, acima de tudo, de atualização das evidências científicas sobre a doença inflamatória intestinal (DII). O My Gastrenterologia falou com o Dr. Luís Correia, que garantiu que a Reunião Anual se caracterizou pela escolha dos temas das sessões, contando com a presença de reconhecidos palestrantes desta área. Nas palavras do presidente do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal (GEDII), esta edição “elevou a qualidade científica e registou número recorde de participantes”. Veja a entrevista.

SPG celebra 60 anos: investigação, reconhecimento internacional e melhoria nos cuidados de saúde
Prof. Doutor Rui Tato Marinho
21 Jan. 2020

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) celebra o seu 60.º aniversário de desenvolvimento científico, associativo e social nas doenças do foro gastrenterológico. Fundada em 19 de janeiro de 1960, a SPG é uma associação científica, que nasceu da vontade de um conjunto de médicos interessados pelo aparelho digestivo. Em entrevista, o presidente da SPG, Prof. Doutor Rui Tato Marinho, confessa o caminho que pretende seguir para manter o sucesso e a notoriedade da sociedade que representa. Assista ao depoimento em vídeo.

Dispositivo Endomina: "técnica promissora" no tratamento da doença de refluxo gastroesofágico
Dr. Ricardo Rio-Tinto
15 Jan. 2020

Dada a prevalência e complicações associadas à doença de refluxo gastroesofágico (DRGE), o tratamento desta patologia está no centro das preocupações dos clínicos. Neste sentido, a plicatura endoscópica com dispositivo Endomina já utilizada em duas intervenções revelou "resultados significativos", garantiu o Dr. Ricardo Rio-Tinto, médico na Fundação Champalimaud, na qual se utilizou a técnica. Em entrevista ao My Gastrenterologia, o especialista revela que, apesar de algumas limitações, a plicatura endoscópica com dispositivo Endomina é uma técnica promissora. Leia a entrevista na íntegra. 

Núcleo de Nutrição em Gastrenterologia da SPG aposta na formação e investigação clínica
Prof. Doutor Jorge Fonseca
15 Jan. 2020

“Os gastrenterologistas precisam de aprofundar os seus conhecimentos em Nutrição, uma vez que o sistema digestivo é o órgão fundamental da alimentação”. É desta forma que o Prof. Doutor Jorge Fonseca começa por explicar a importância do Núcleo de Nutrição em Gastrenterologia da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, do qual é presidente. Em vídeo, o especialista explica a relação entre as duas áreas.

Curso de Nutrição em Gastrenterologia: "formação absolutamente fundamental" para os clínicos
Prof. Doutor Jorge Fonseca
15 Jan. 2020

Nos passados dias 10 e 11 da janeiro realizou-se a quarta edição do Curso de Nutrição em Gastrenterologia. Nas palavras do Prof. Doutor Jorge Fonseca, presidente do Núcleo de Nutrição em Gastrenterologia da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, esta formação é “absolutamente fundamental”. Em vídeo, o especialista sumarizou as principais mensagens retidas no Curso. Assista à entrevista.

Primeiro estudo comparativo de fármacos biológicos em colite ulcerosa com participação portuguesa
Dr. Francisco Portela
11 Dez. 2019

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) foi um dos cinco centros do Norte e Centro do país a participar no estudo VARSITY, o primeiro estudo comparativo de fármacos biológicos com vedolizumab vs adalimumab em doentes com colite ulcerosa. Gastrenterologista desta unidade e um dos investigadores do estudo, coube ao Dr. Francisco Portela apresentar na 3.ª Gastro Meeting Expert os resultados deste ensaio. Em entrevista ao My Gastrenterologia, o especialista detalha algumas conclusões deste estudo no qual foi demonstrada a superioridade do vedolizumab em induzir e manter a remissão clínica.

Apoios

MylanTakeda