Entrevistas

8.º Curso de Gastrenterologia Oncológica: “Intenso” e “Multidisciplinar”
Prof. Doutor Mário Dinis Ribeiro e Enf.ª Amélia Cunha
08 Fev. 2023

O Serviço de Gastrenterologia do IPO Porto vai realizar a 8.ª edição do Curso de Gastrenterologia Oncológica, que irá decorrer a 19 de maio de 2023. A My Gastrenterologia conversou com a coordenação, liderada pelo Prof. Doutor Mário Dinis Ribeiro e pela Enf.ª Amélia Cunha, que fizeram a antevisão do evento. Veja os depoimentos em vídeo.

Reunião Monotemática 2023: “O tema da infeção é de muita relevância para a especialidade”
Prof. Doutor Pedro Narra Figueiredo
01 Fev. 2023

A Reunião Monotemática 2023, da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), está marcada para o próximo 11 de março. O tema central é “Infeções em Gastrenterologia” e o presidente da comissão organizadora, Prof. Doutor Pedro Narra Figueiredo, explica a escolha e faz a antevisão do evento. Veja o vídeo.

World Congress of Gastroenterology: “Chegou num momento muito importante para toda a comunidade gastrenterológica internacional”
Prof. Doutor Guilherme Macedo
18 Jan. 2023

Estados Unidos da América, Nova Zelândia, África, Ásia e Europa. Os profissionais de Gastrenterologia deslocaram-se de todas as partes para o World Congress of Gastroenterology, após vários anos sem uma reunião de grande dimensão à escala global. O Prof. Doutor Guilherme Macedo, presidente da World Gastroenterology Organisation, partilhou, em entrevista, que a reunião decorreu “de forma fantástica e muitíssimo participada”. Veja o vídeo.

“O que há de novo nas hepatites?” A resposta do Prof. Doutor Rui Tato Marinho
Prof. Doutor Rui Tato Marinho
20 Dez. 2022

Prof. Doutor Rui Tato Marinho, diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais, esteve presente na conferência “O que há de novo nas hepatites?”, no XV Congresso Nacional de Doenças Infeciosas e Microbiologia Clínica e XIII Congresso Nacional de VIH/SIDA. Em entrevista à My Gastrenterologia, o especialista destaca as mensagens-chave da sua preleção. Veja o vídeo.

Cancro gástrico: “O combate a este flagelo”
Dr.ª Catarina Pulido
14 Dez. 2022

Em Portugal, o cancro gástrico é uma patologia associada a grande morbilidade e mortalidade, sendo o sexto cancro mais diagnosticado e o terceiro com maior taxa de mortalidade. É responsável por 2300 mortes por cancro gástrico por ano e 2950 novos casos, pelo que é “um problema real”, confirma a Dr.ª Catarina Pulido, oncologista no Hospital da Luz, em entrevista de sensibilização para esta patologia. Veja o vídeo.

Melhorar os cuidados dos doentes é o objetivo primordial dos Centros de Referência
Prof. Doutor Rui Tato Marinho
22 Nov. 2022

Prof. Doutor Rui Tato Marinho, eleito presidente da Comissão Nacional para os Centros de Referência, marcou presença no 19.º Congresso Nacional de Oncologia para debater as mudanças sobre estes centros que se verificaram nos últimos anos. A sua nomeação para este cargo centrou-se na necessidade de “reorganizar e avançar com a efetivação do que é trabalhar em centros de referência”. Veja a entrevista.

Distúrbio vascular porto-sinusoidal: a importância de consciencializar os clínicos para a doença
Prof. Doutor Filipe Nery
08 Nov. 2022

“Distúrbio vascular porto-sinusoidal” foi o título da sessão apresentada pelo Prof. Doutor Filipe Nery caracterizando a doença como “uma entidade pouco reconhecida pela maior parte dos clínicos”. Terminada a mesa-redonda, na qual participou e em que o tema principal foi as doenças vasculares hepáticas, o internista e perito em Hepatologia no Centro Hospitalar Universitário do Porto partilhou os aspetos mais importantes da sua intervenção. Assista ao depoimento.

Erradicar a hepatite C: "O nosso objetivo de sucesso máximo"
Prof. Doutor Armando Carvalho
25 Out. 2022

“Atualmente, conseguimos ter terapêuticas que eliminam o vírus de hepatite C do doente em quase 100 % dos casos.” Quem o afirma é o Prof. Doutor Armando Carvalho, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em entrevista, sobre a sua conferência “Hepatite C: Uma História de Sucesso”. O que não faltou foram mensagens de sucesso sobre a descoberta, o diagnóstico, o tratamento e a possível erradicação desta patologia, que está perto de ser um caso de sucesso. Assista ao vídeo.

18.º Congresso Nacional de Cancro Digestivo: “Uma grande mais-valia na troca de experiências”
Dr.ª Anabela Barros
25 Out. 2022

A presidente do 18.º Congresso Nacional de Cancro Digestivo, Dr.ª Anabela Barros, fez o balanço do evento. No final, a especialista frisou, em entrevista, os seus destaques e mostrou satisfação no sucesso que marcou a reunião.

Grupo de Amigos da ONU para eliminar a hepatite: “Portugal tem feito um bom caminho nos últimos 20 anos”
Prof. Doutor Rui Tato Marinho
19 Out. 2022

Portugal foi convidado a integrar o Grupo de Amigos da ONU para eliminar a hepatite, criado com o objetivo de alertar para “um assunto extremamente importante de saúde pública”. O Prof. Doutor Rui Tato Marinho, diretor do Programa Prioritário das Hepatites Virais da Direção-Geral da Saúde, destacou que, entre a guerra, os problemas económicos, a SIDA, o monkeypox, a malária ou a tuberculose, este é o momento de “chamar a atenção dos decisores políticos mundiais” para as hepatites. Assista à entrevista.

Newsletter

PUB

Agenda

Agenda News Farma

Apoios

NorgineTakedaViatris