Opinião

Colangite biliar primária é uma doença silenciosa, mas com consequências graves
Dr. José Presa
15 Set. 2021

Leia a opinião do Dr. José Presa, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), relativa às caraterísticas da colangite biliar primária.

O microbioma intestinal e a obesidade
Dr.ªs Maria João Azevedo, Carla Ramalho e Benedita Sampaio-Maia
07 Set. 2021

Conheça a opinião das Dr.ªs Maria João Azevedo, Carla Ramalho e Benedita Sampaio-Maia sobre a microbioma intestinal e a obesidade.

Diagnóstico precoce é essencial para o tratamento eficaz das hepatites
Dr. José Presa
04 Ago. 2021

No âmbito do Dia Mundial das Hepatites, celebrado a 28 de julho, o Dr. José Presa, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado, deixou a sua opinião sobre a importância do diagnóstico precoce para um melhor tratamento da hepatite.

"É urgente voltar a priorizar programas de erradicação das hepatites"
Dr. Paulo Carrola
28 Jul. 2021

No âmbito do Dia Mundial contra as Hepatites, assinalado hoje, 28 de julho, leia a opinião do Dr. Paulo Carrola, do Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), que frisa a importância do tratamento atempado e da ação governamental, de modo a ser possível alcançar o objetivo estabelecido pela Organização Mundial Da Saúde (OMS) de eliminar as hepatites até 2030.

Inovação e desenvolvimento: o caminho para a cura do cancro colorretal
Prof. Doutor Nuno Figueiredo
24 Mar. 2021

Conheça a opinião do cirurgião colorretal e coordenador da cirurgia geral do Hospital Lusíadas, Lisboa, Prof. Doutor Nuno Figueiredo, sobre as novas técnicas de tratamento no cancro colorretal e o caminho que está a ser feito para a cura desta patologia.

A dramática realidade da epidemiologia do cancro do pâncreas
Dr.ª Ana Caldeira
18 Nov. 2020

O cancro do pâncreas está inevitavelmente associado a um prognóstico muito sombrio e a um comportamento insidioso até fases muito avançadas da doença. Nas últimas décadas, o cancro do pâncreas tem sido encarado como um cancro raro, no entanto, verifica-se uma incidência crescente, constituindo uma causa cada vez mais frequente de mortalidade por cancro em todo o mundo.

Viver com uma ileostomia
Enf.ª Liliana Grilo Miranda
21 Out. 2020

No universo das ostomias intestinais, e pelas suas particularidades específicas merecem algum destaque, o que se traduz numa maior vigilância e cuidado especial, refiro-me às ileostomias.

Uma história de encantar…falta só um bocadinho - APLV comparticipação do tratamento pelo estado
Prof. Doutora Henedina Antunes
16 Out. 2020

"Chamo-me Henedina Antunes e no dia 24 de junho de 2017 fui eleita Presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica. Esta sociedade tem como finalidade tratar e dar as melhores condições de tratamento a todas as crianças com problemas desta área, e fazer formação para este objetivo, bem como prevenir o aparecimento destas patologias.

Hepatites crónicas e a importância do diagnóstico precoce
Filipa Duarte
29 Jul. 2020

Comemorou-se a 28 de julho o Dia Mundial das Hepatites, dia em que pessoas e organizações de todo o mundo unem esforços para sensibilizar as populações e os decisores para a importância destas doenças.

Discutir o doente oncológico digestivo: para além do diagnóstico e da paleação
Dr.ª Catarina Andrade Fidalgo, Hospital Beatriz Ângelo, Loures
18 Mar. 2020

É difícil imaginar uma especialidade com interface maior com o cancro do que a Gastrenterologia. Sabemos que o cancro digestivo é a principal causa de morte por cancro na Europa. A nossa especialidade intervém em todos os momentos do manejo da doença oncológica: prevenção, estratificação de risco, rastreio, vigilância de lesões pré-malignas, tratamento (sim, tratamento!), estadiamento, discussão multidisciplinar, resolução de complicações da terapêutica médica ou cirúrgica, vigilância para despiste de tumores metacronos, paliação desintomas e recomendações aos familiares em risco.

Newsletter

PUB

Agenda

Agenda News Farma

Apoios

JanssenNorgineSandozTakedaViatris