Opinião
A doença de Crohn interfere com a qualidade de vida e atinge sobretudo pessoas jovens, mais frequentemente entre os 15 e os 35 anos, ou seja, mulheres e homens em idade fértil. O desejo de aumentar a família pode enfrentar mais obstáculos no caminho, mas não é impossível de concretizar, garante Gunes Karakus, médica especialista em Ginecologista e Obstetrícia. Existem, porém, algumas recomendações para mais facilmente se alcançar uma gravidez,
O consumo de álcool continua a permanecer como um dos principais fatores de risco para as doenças de fígado. Leia o artigo de opinião de Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), sobre esta temática.
Armando Peixoto, assistente hospitalar de Gastrenterologia na Unidade Local de Saúde São João, partilha a sua visão sobre o impacto da microbiota na gestão da dispepsia. Leia o artigo de opinião do secretário-geral do Núcleo de Neurogastrenterologia e Motilidade Digestiva da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG).
Ana Faria Harrison, assistente graduada de Oncologia médica no Hospital da Luz de Oeiras, partilha a sua visão sobre a dualidade do tratamento adjuvante e neoadjuvante no cancro do cólon. Leia o artigo de opinião.
Leia o artigo de opinião da autoria de Eugénia Cancela, gastrenterologista e membro da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED), sobre o cancro colorretal e medidas de prevenção que devem ser tidas em consideração para diagnósticos atempados.
Amanhã, 29 de fevereiro, assinala-se o Dia Mundial das Doenças Raras, iniciativa que visa aumentar a consciencialização sobre estas doenças e melhorar o acesso das pessoas afetadas ao diagnóstico, ao tratamento e à assistência médica. Leia o artigo de opinião de Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), sobre as doenças hepáticas raras e a sua prevalência em Portugal.
O cancro do fígado levanta diversas particularidades no que ao diagnóstico diz respeito. Leia o artigo de opinião de Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), sobre esta temática.
Leia o artigo de José Assunção Gonçalves, especialista em Cirurgia Geral, onde partilha a sua visão sobre a importância da inclusão dos doentes nos congressos médicos, dando como exemplo a Sociedade Portuguesa de Coloproctologia (SPColoprocto).
O "Desafio Janeiro Sem Álcool" é uma campanha desenvolvida pela Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) para promover a saúde do fígado, após um período festivo de habituais excessos no que ao consumo de álcool diz respeito. Leia o artigo de opinião sobre a iniciativa do presidente Dr. Arsénio Santos.
Leia o artigo de opinião do Prof. Doutor Rui Tato Marinho, diretor Clínico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, sobre o papel diferenciador da Gastrenterologia no sistema de saúde, tendo ação nos cuidados de saúde, no ensino e na investigação.