Opinião

A doença de Crohn interfere com a fertilidade?
Gunes Karakus
18 Set. 2024

A doença de Crohn interfere com a qualidade de vida e atinge sobretudo pessoas jovens, mais frequentemente entre os 15 e os 35 anos, ou seja, mulheres e homens em idade fértil. O desejo de aumentar a família pode enfrentar mais obstáculos no caminho, mas não é impossível de concretizar, garante Gunes Karakus, médica especialista em Ginecologista e Obstetrícia. Existem, porém, algumas recomendações para mais facilmente se alcançar uma gravidez,

A relação entre o álcool e o fígado: um apelo à consciência
Arsénio Santos
07 Ago. 2024

O consumo de álcool continua a permanecer como um dos principais fatores de risco para as doenças de fígado. Leia o artigo de opinião de Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), sobre esta temática.

Microbiota intestinal: a chave para entender e tratar a dispepsia funcional?
Armando Peixoto
07 Ago. 2024

Armando Peixoto, assistente hospitalar de Gastrenterologia na Unidade Local de Saúde São João, partilha a sua visão sobre o impacto da microbiota na gestão da dispepsia. Leia o artigo de opinião do secretário-geral do Núcleo de Neurogastrenterologia e Motilidade Digestiva da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG).

Tratamento adjuvante versus neoadjuvante no cancro do cólon
Ana Faria Harrison
15 maio 2024

Ana Faria Harrison, assistente graduada de Oncologia médica no Hospital da Luz de Oeiras, partilha a sua visão sobre a dualidade do tratamento adjuvante e neoadjuvante no cancro do cólon. Leia o artigo de opinião.

“O rastreio pode permitir a deteção e remoção de pólipos antes de se tornarem malignos”
Eugénia Cancela
27 Mar. 2024

Leia o artigo de opinião da autoria de Eugénia Cancela, gastrenterologista e membro da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED), sobre o cancro colorretal e medidas de prevenção que devem ser tidas em consideração para diagnósticos atempados.

A realidade das doenças hepáticas raras em Portugal
Arsénio Santos
28 Fev. 2024

Amanhã, 29 de fevereiro, assinala-se o Dia Mundial das Doenças Raras, iniciativa que visa aumentar a consciencialização sobre estas doenças e melhorar o acesso das pessoas afetadas ao diagnóstico, ao tratamento e à assistência médica. Leia o artigo de opinião de Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), sobre as doenças hepáticas raras e a sua prevalência em Portugal.

Cancro do fígado: um diagnóstico que traz mais do que desafios médicos para os doentes
Arsénio Santos
07 Fev. 2024

O cancro do fígado levanta diversas particularidades no que ao diagnóstico diz respeito. Leia o artigo de opinião de Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), sobre esta temática.

SPColoprocto: "A importância dos doentes em congressos médicos"
José Assunção Gonçalves
07 Fev. 2024

Leia o artigo de José Assunção Gonçalves, especialista em Cirurgia Geral, onde partilha a sua visão sobre a importância da inclusão dos doentes nos congressos médicos, dando como exemplo a Sociedade Portuguesa de Coloproctologia (SPColoprocto).

"É importante adotar um padrão de consumo de álcool mais seguro para evitar a cirrose hepática"
Arsénio Santos
03 Jan. 2024

O "Desafio Janeiro Sem Álcool" é uma campanha desenvolvida pela Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) para promover a saúde do fígado, após um período festivo de habituais excessos no que ao consumo de álcool diz respeito. Leia o artigo de opinião sobre a iniciativa do presidente Dr. Arsénio Santos.

Endoscopistas ou gastrenterologistas? O papel da especialidade no sistema de saúde
Rui Tato Marinho
29 Nov. 2023

Leia o artigo de opinião do Prof. Doutor Rui Tato Marinho, diretor Clínico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, sobre o papel diferenciador da Gastrenterologia no sistema de saúde, tendo ação nos cuidados de saúde, no ensino e na investigação.

Apoios

BiocodexLillyTakeda