Opinião

Erradicação das hepatites: uma ambição que nos inquieta todos os meses do ano
Dr. Paulo Carrola
27 Jul. 2022

No âmbito do Dia Mundial das Hepatites, celebrado amanhã, dia 28 de julho, o Dr. Paulo Carrola, coordenador do Núcleo de Estudo das Doenças do Fígado da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, deixa-nos o seu parecer sobre a possibilidade extinção deste tipo de patologias. Leia o artigo de opinião.

Como evitar a desnutrição em caso de cirrose hepática descompensada?
Dr. José Presa
20 Jun. 2022

O presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), Dr. José Presa, partilha um artigo de opinião sobre a complexa relação entre a cirrose hepática descompensada e a consequente desnutrição. Leia as recomendações do especialista em como evitar este efeito nefasto no doente, proveniente da doença no fígado.

Cancro colorretal: sintomas, diagnóstico e tratamento
Dr. Leopoldo Matos
11 maio 2022

O Dr. Leopoldo Matos, especialista em Gastrenterologia e presidente do Conselho Consultivo da Lusíadas Saúde, escreveu um artigo de opinião sobre o cancro colorretal baseando-se em três aspetos importantes: a sintomatologia, como detetar a patologia e o tratamento associado. Leia-o.

Cuide do seu fígado. Previna o cancro
Dr. José Presa
29 Set. 2021

Leia a opinião do Dr. José Presa, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) relativa à prevenção do cancro do fígado, quando caminhamos para outubro, o mês de consciencialização para esta patologia.

Colangite biliar primária é uma doença silenciosa, mas com consequências graves
Dr. José Presa
15 Set. 2021

Leia a opinião do Dr. José Presa, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), relativa às caraterísticas da colangite biliar primária.

O microbioma intestinal e a obesidade
Dr.ªs Maria João Azevedo, Carla Ramalho e Benedita Sampaio-Maia
07 Set. 2021

Conheça a opinião das Dr.ªs Maria João Azevedo, Carla Ramalho e Benedita Sampaio-Maia sobre a microbioma intestinal e a obesidade.

Diagnóstico precoce é essencial para o tratamento eficaz das hepatites
Dr. José Presa
04 Ago. 2021

No âmbito do Dia Mundial das Hepatites, celebrado a 28 de julho, o Dr. José Presa, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado, deixou a sua opinião sobre a importância do diagnóstico precoce para um melhor tratamento da hepatite.

"É urgente voltar a priorizar programas de erradicação das hepatites"
Dr. Paulo Carrola
28 Jul. 2021

No âmbito do Dia Mundial contra as Hepatites, assinalado hoje, 28 de julho, leia a opinião do Dr. Paulo Carrola, do Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), que frisa a importância do tratamento atempado e da ação governamental, de modo a ser possível alcançar o objetivo estabelecido pela Organização Mundial Da Saúde (OMS) de eliminar as hepatites até 2030.

Inovação e desenvolvimento: o caminho para a cura do cancro colorretal
Prof. Doutor Nuno Figueiredo
24 Mar. 2021

Conheça a opinião do cirurgião colorretal e coordenador da cirurgia geral do Hospital Lusíadas, Lisboa, Prof. Doutor Nuno Figueiredo, sobre as novas técnicas de tratamento no cancro colorretal e o caminho que está a ser feito para a cura desta patologia.

A dramática realidade da epidemiologia do cancro do pâncreas
Dr.ª Ana Caldeira
18 Nov. 2020

O cancro do pâncreas está inevitavelmente associado a um prognóstico muito sombrio e a um comportamento insidioso até fases muito avançadas da doença. Nas últimas décadas, o cancro do pâncreas tem sido encarado como um cancro raro, no entanto, verifica-se uma incidência crescente, constituindo uma causa cada vez mais frequente de mortalidade por cancro em todo o mundo.

Newsletter

PUB

Agenda

Agenda News Farma

Apoios

JanssenNorgineTakedaViatris